Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IRD ministra treinamento em MG sobre ações de resposta a emergências radiológicas

Profissionais da Divisão de Emergências Radiológicas e Nucleares do IRD ministraram, de 5 a 8 de junho, o curso Ações de Resposta a Emergências Radiológicas para o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Minas Gerais. Assim como o IRD, a instituição também é uma das unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

O objetivo do treinamento foi capacitar e atualizar os especialistas integrantes do Serviço de Atendimento a Emergências Radiológicas do instituto mineiro nos procedimentos de resposta a emergências dessa natureza. Além de 25 profissionais do CDTN, representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Militar, Infraero e Secretaria Estadual do Meio Ambiente participaram da capacitação.


Também participaram do curso integrantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Militar, Infraero e Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Por meio de exercício prático, os participantes lidam com uma situação de emergência simulada e precisam promover soluções técnicas e resolver problemas decorrentes. O exercício envolve vários grupos, técnicos e órgãos assessores, que atuam como tomadores de decisão em uma emergência real e desde que foi criado pela agência nuclear é aplicado em treinamentos nacionais. Ao final, participam de uma reflexão sobre as simulações criadas e seus desdobramentos e precisam prestar contas à população a respeito das medidas adotadas.

O IRD já promoveu treinamentos em outros países a convite da Agência Internacional de Energia Atômica. Os especialistas da Divisão de Emergência participam como consultores em diversas atividades sobre emergências radiológicas e nucleares pelo mundo. Entre os membros dessa equipe, encontram-se profissionais que atuaram no controle do acidente radiológico com o césio-137 na cidade de Goiânia, em 1987.

registrado em:
Fim do conteúdo da página