Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exercício simulado de emergência em Angra mobiliza equipes do IRD

O IRD participou do Exercício Parcial do Plano de Emergência Externo do Governo do Estado do Rio de Janeiro para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) – onde estão situadas as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, controladas pela Eletronuclear em Angra dos Reis (RJ) –, na última quarta-feira, dia 18. O exercício foi iniciado às 7h30min, com a declaração de alerta simulado e requer ações de diversos órgãos envolvidos na execução do plano, que tem como objetivo testar todo o sistema resposta a uma emergência nuclear e aprimorar continuamente as ações adotadas.

Neste exercício simulado há quatro equipes do IRD, sendo uma delas a equipe precursora radiológica, integrada por membros das suas Divisões de Emergência e de Dosimetria. Uma profissional do Instituto de Engenharia Nuclear também participa desta equipe. A equipe de coleta de amostras ambientais do IRD é formada por dois pesquisadores, que além de simular coletas para análises, realizam medições, testam equipamentos e procedimentos. Do rastreamento terrestre, participam dois outros profissionais do instituto.

A Divisão de Emergência do IRD fica em contato direto com a coordenação de emergência da sede da CNEN, atualizando o trabalho realizado pelas equipes de campo. A atuação do IRD também acontece no Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN), que conta com um representante institucional. A Comissão também tem profissionais com assento no Centro Nacional para o Gerenciamento de uma Situação de Emergência Nuclear (CNAGEN), em Brasília, durante a execução do exercício.

Na simulação, equipes ficam de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação. O veículo de rastreamento do IRD percorre a região para realizar a detecção da taxa de dose no meio ambiente. Vale destacar que a situação é fictícia e organizada como uma operação de grandes proporções, envolvendo entidades civis e militares.


As equipes de proteção radiológica , radioproteção ambiental, rastreamento terrestre e presença no CESTGEN

 

Reportagem: Lilian Bueno/ Ascom IRD

Fotos: Equipes de campo IRD
Foto de capa: Vista geral do CESTGEN, no Rio de Janeiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página