Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IRD na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) se realizou de 23 a 29 de outubro, em todo o país, mobilizando 100 mil pessoas em visitas a mostras, exposições e atividades promovidas por mais de 70 instituições.  No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, o IRD participou da mostra, no estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear. No Distrito Federal, participaram do evento 92 escolas públicas.

O tema da SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi “A matemática está em tudo”, e no primeiro dia do evento o matemático Jacob Palis foi homenageado por sua contribuição à ciência brasileira. No estande CNEN em Brasília profissionais dos institutos de pesquisa, de radioproteção e demais unidades estiveram envolvidos em levar ao conhecimento do público em geral as atividades por eles desempenhadas.


Laboratório móvel do IRD

O IRD levou seu laboratório móvel de bioanálise para atendimento a emergências radiológicas e nucleares. A unidade móvel é utilizada para monitoração ocupacional a fim de verificar qualquer contaminação interna, seja em trabalhadores ou indivíduos do público. A exposição a esses agentes poderia ocorrer, por exemplo, no uso de fontes radioativas não seladas em pesquisa e aplicações médicas, entre outras. O uso da radiação requer um forte controle operacional da instalação e a qualificação dos profissionais envolvidos nas atividades, que precisam ser certificados e as instalações autorizadas pela CNEN.


Montagem do espaço no pavilhão do Centro de Exposições da capital federal

O atendimento a emergências radiológicas e nucleares e o uso de EPI´s também estiveram retratados no espaço de exposição, que tem como imagem central do estande um profissional do IRD realizando monitoração de veículo, utilizando detectores de radiação.


Profissionais do IRD aproximam ciência da população em Brasília

No estande em Brasília participaram profissionais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO) e do Escritório de Brasília (ESBRA). A CNEN também promoveu exposição relacionada à SNCT em Angra dos Reis, na Praça Zumbi dos Palmares, e no Rio de Janeiro, no campus do Observatório Nacional/ Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Reportagem: Lilian Bueno/ Ascom IRD*
 *Com informações MCTIC e CNEN-sede

Fotos de capa e interna: Paulo Ney/ CDTN
Foto adesivada no estande: Luiz Tadeu Duarte/ IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página