Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Grupo de formação em defesa nuclear, biológica, química e radiológica da Marinha visita o IRD

Alunos e instrutores do Centro de Adestramento "Almirante Marques de Leão" da Marinha do Brasil visitaram o IRD no dia 21 de fevereiro. Eles conheceram os laboratórios da Divisão de Radioproteção do instituto e assistiram a demonstrações sobre uso de equipamentos de radiação.

Na área ambiental, conheceram os laboratórios de Radiometria, Radioquímica, salas de fornos e de preparação de amostras para análises. O grupo atuará na Divisão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica. Eles foram recebidos pelo chefe da Divisão de Radioproteção do instituto, Paulo Roberto Ferreira.


Alunos do centro de treinamento da Marinha recebem informações de tecnologista do IRD

Pela Divisão de Emergência, o tecnologista José Francisco Pereira explicou sobre o funcionamento dos diferentes equipamentos de monitoração de radiação e dos detectores pessoais, fundamentais em proteção individual e na prevenção à circulação indevida de materiais radioativos. Em grandes eventos públicos, os especialistas utilizam os equipamentos detectores para controlar acesso aos locais e rastrear qualquer movimentação não prevista de material que represente ameaça à segurança. A equipe de especialistas ministra treinamentos em segurança radiológica além de realizar varreduras em apoio aos grupos de proteção e segurança dos locais onde se realizam os eventos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página