Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Embaixador da missão permanente da AIEA visita laboratórios IRD

O IRD recebeu na ultima sexta-feira, 23 de novembro, a visita do embaixador Marcel Fortuna Biato, representante permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão das Nações Unidas para a área nuclear. O assessor da diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Francisco Rondinelli e a chefe da Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da CNEN Viviane Simões Ribeiro acompanharam a visita. No dia anterior, o embaixador visitou a sede da CNEN, onde esteve com os diretores da autarquia e o presidente do órgão, Paulo Roberto Pertusi.

Renato Di Prinzio, diretor do IRD, apresentou as atividades desenvolvidas pelo instituto, a geração de conhecimento e tecnologias e o trabalho voltado à sociedade, como por exemplo em pesquisas que impactam na redução de doses de radiação nos pacientes em exames e terapias. Também a atuação do instituto em uma emergência radiológica ou nuclear foi abordada, destacando a capacitação dos profissionais que integram equipes em prontidão permanente.
Durante a apresentação, os chefes de divisão estiveram presentes. Elder Magalhães, da Divisão de Emergência, lembrou que o instituto é frequentemente convidado como especialista em missões internacionais pela AIEA.
O embaixador conheceu o laboratório de monitoramento de partículas na atmosfera referente ao Tratado de Não Proliferação Nuclear; laboratórios na Divisão de Metrologia; e Laboratório In Vivo, da Divisão de Dosimetria. Neste último, é feito o controle e monitoramento de trabalhadores de indústrias e atividades nucleares, de forma que possa ser detectada a presença de qualquer material radioativo incorporado.

No mesmo dia, o embaixador seguiu para visita ao Instituto de Engenharia Nuclear, unidade de pesquisa da CNEN também localizada no Rio de Janeiro.

Sobre a visita do embaixador à sede da CNEN acesse http://www.cnen.gov.br/component/content/article?id=507

Texto: Lilian Bueno
Fotos: Heloisa Barra/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página