Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Encontro regional sobre proteção radiológica ocupacional na América Latina e Caribe

Um workshop regional promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre proteção radiológica ocupacional será realizado no IRD, Rio de Janeiro, de 11 a 15 de março, reunindo representantes de 14 países. O objetivo é fortalecer a capacidade de organizações ligadas ao tema e instituições que atuam na preparação e resposta a emergências radiológicas e nucleares na América Latina e Caribe. O encontro é restrito aos integrantes do grupo de trabalho.

A AIEA estima que em todo o mundo 23 milhões de pessoas estão expostas às radiações ionizantes como parte de seu trabalho. As medidas de proteção radiológica são adotadas para promover a segurança desses trabalhadores, seja na indústria nuclear ou em áreas como pesquisa científica, medicina, agricultura, indústria convencional, entre outros campos. Representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam do encontro. Cada representante vai apresentar a situação da proteção radiológica ocupacional em seu país considerando os requisitos de segurança previstos em normas e recomendações da AIEA.

Foto: Eduardo Zappia/ Divulgação IRD

Uso das radiações ionizantes abrange diversos setores e reúne 23 milhões de trabalhadores em todo o mundo

A abertura será feita pelo diretor do IRD, Renato Di Prinzio; Luiz Ernesto Matta, pesquisador do instituto e coordenador do workshop; Shengli Niu, da OIT; Rodolfo Cruz Suarez, da AIEA. Entre os temas em discussão estão a exposição dos trabalhadores em situações planejadas; normas internacionais de segurança; programas de monitoração; serviços técnicos de avaliação de doses e calibração de equipamentos; proteção aos trabalhadores em situações especiais - como por exemplo, durante e após a gravidez ; avaliação das exposições interna e externa; saúde de trabalhadores; entre outros.

Serão realizadas visitas aos laboratórios das áreas de metrologia de nêutrons e de indústria do IRD. Também serão realizados exercícios práticos em laboratórios de análise de radônio. As instituições promotoras do evento esperam ampliar a troca de informações sobre exposições ocupacionais, serviços técnicos, controle ocupacional, uso de equipamentos de proteção individual , trazendo mais benefícios para a saúde e segurança de trabalhadores na região.

Texto:Lilian Bueno/ Ascom IRD

Confira a programação do workshop.







registrado em:
Fim do conteúdo da página