Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Designações
Início do conteúdo da página

Designações

Em 1976, o IRD foi reconhecido pela IAEA e pela Organização Mundial da Saúde(OMS) como Laboratório de Dosimetria Padrão Secundário, passando a integrar a rede de laboratórios da IAEA.

Em 1990, foi designado coordenador do Centro Colaborador da OrganizaçãoMundial da Saúde para Radioproteção e Preparativos Médicos de Radioacidentados; renovado em 16 de abril de 2008.

Em 1996, o IRD foi integrado ao Sistema de Monitoração Internacional como um dos Laboratórios de Medida de Radionuclídeos associados ao Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT).

Em 1997, o Laboratório de Nêutrons que é responsável pela guarda e manutenção do Padrão Brasileiro de Fluência de Nêutrons recebeu, como doação do BIPM, o sistema absoluto de padronização primária de fontes de nêutrons.Tornando-se o único laboratório de padronização primário para fluência de nêutrons do hemisfério sul.

Em 2000, o IRD foi nomeado como o “National Warning Point” (NWP) da IAEA,no contexto da Convenção de Pronta Notificação de um Acidente Nuclear e como o “National Competent Authority for Accidents Abroad” (NCA-A) da IAEA, no contexto da Convenção de Assistência em caso de um acidente nuclear ou de emergência radiológica.

Em dezembro de 2002, foi assinado convênio com o INMETRO no qual o IRD passou a ser um Laboratório Designado, através do LNMRI, renovado em 30 de junho de 2008.

Em novembro de 2004, em reunião do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) o Sistema da Qualidade do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes(LNMRI) foi aprovado dentro do Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Calibração do CIPM/BIPM, após ser auditado por especialistas internacionais do Laboratório Nacional Henry Becquerel (França) e do Instituto Português da Qualidade e, em novembro de 2009, após segunda auditoria internacional, foi novamente aprovado.

Em 2010 o IRD foi reconhecido como um Centro Regional de Treinamento da AIEA.

 

Em 2011, o Laboratório de Espectrometria de Massa do IRD foi aceito para integrar a Rede de Laboratórios Analíticos da AIEA para realização de análises com finalidade de Salvaguardas.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página