Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dosimetria
Início do conteúdo da página

Dosimetria

A norma básica de radioproteção CNEN NN-3.01 estabelece que as doses anuais de radiação recebidas por trabalhadores ocupacionalmente expostos sejam otimizadas e limitadas. Para assegurar que as diferentes práticas estejam em conformidade com a norma, é necessário conhecer a dose a que essas pessoas estão sujeitas. Este processo é chamado dosimetria.

 A Divisão de Dosimetria (DIDOS) realiza pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em dosimetria física, química, biológica, e matemática, além de radiobiologia, tudo com o objetivo de melhorar continuamente as técnicas empregadas.

 Os laboratórios que compõem a DIDOS executam ensaios específicos aplicados à dosimetria de exposições externas - quando a fonte é externa ao indivíduo -, assim como dosimetria interna , no caso de incorporação de material radioativo.

 Profissionais capacitados prestam serviços de dosimetria e consultoria na área de monitoração individual e gerenciam o banco de dados nacional de doses ocupacionais externas da CNEN (Sistema de Gerenciamento de Doses Ocupacionais). Também participam como instrutores nos programas de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e nos cursos de extensão. O investimento na formação de recursos humanos em dosimetria é uma das atividades de grande relevância nesta área.

 A dosimetria e o cálculo da dose requerem laboratórios especializados e um sistema de gerenciamento da qualidade, para assegurar que os resultados estejam dentro das incertezas aceitáveis. Os laboratórios operados pela DIDOS são:

 

Laboratório de Bioanálise in Vitro - LBIOVT
 
Laboratório de Cálculo de Dose e de Simulação Matemática
 
Laboratório de Caracterização de Aerossóis
 
Laboratório de Dosimetria Fotográfica
 
Laboratório de Dosimetria OSL
 
Laboratório de Dosimetria Termoluminescente
 
Laboratório de Monitoração in Vivo
 
Laboratório de Radiobiologia

 
Contato: email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página