Metrologia
O Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes foi designado pelo INMETRO em 1989 e, desde então, é responsável pelo desenvolvimento, a guarda e a disseminação dos padrões nacionais das unidades SI para as grandezas Atividade, Fluência, Kerma, Dose absorvida e Equivalente de dose, destinadas as várias aplicações. Em estreita colaboração com os usuários e a comunidade, o laboratório desenvolve esforços no sentido de atender às necessidades nacionais de calibração de instrumentos de detecção e no fornecimento de padrões radioativos certificados, de forma a cobrir todas as aplicações da radiação ionizante e da radioatividade, quer seja na indústria, no comércio exterior, na saúde, meio ambiente, segurança interna e defesa. Em apoio ao desenvolvimento tecnológico da área nuclear, o LNMRI realiza pesquisa fundamental na área de metrologia científica para atender à demanda nacional, e contribuindo para a melhoria contínua de técnicas e métodos de medição, e para o uso seguro da radiação no país.
Em 1976 o LNMRI passou a integrar a rede dos Laboratórios de Dosimetria Padrão Secundário, (Secondary Standard Dosimetry Laboratory - SSDL), da Agência Internacional de Energia Atômica para a garantia da qualidade das medições efetuadas em radioterapia no mundo todo.
O laboratório também presta serviços de calibração, fornece padrões radioativos certificados e mantém padrões radioativos e sistemas de medições para calibração de monitores, dosímetros e fontes radioativas. É responsável pela guarda e manutenção do padrão brasileiro de fluência de nêutrons e responsável pelo desenvolvimento de técnicas metrológicas para a padronização de novos radionuclídeos.
O acompanhamento e a verificação contínua da quantidade de radioatividade em amostras de ar, da água, do solo e dos alimentos são de importância fundamental para manter níveis adequados de segurança. Para isto, o LNMRI opera também um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e fornecimento de materiais de referência radioativos. Esses materiais de referência nucleares são indispensáveis para uma avaliação confiável da atividade de um radionuclídeo em amostras ambientais e de alimentos.
Serviços oferecidos:
- Calibração de câmara de ionização (kerma no ar – Co60)
- Calibração de câmara de ionização (kerma no ar – Cs137)
- Calibração de câmara de ionização para raios-X convencional
- Calibração de dosímetro clínico (Energia I01 Kerma na ar - Co60)
- Calibração de dosímetro clínico (Energia I0W dose absorvida na água - Co60)
- Calibração de monitor de área para gama
- Calibração de monitores de contaminação para alfa e beta
- Calibração de monitor de área para nêutrons
- Irradiação de monitor individual para gama
- Irradiação de monitor individual para nêutrons
- Irradiação de amostras em campos de radiação gama
- Irradiação de amostras em campos de nêutrons
- Padronização de fontes de nêutrons
- Preparação e calibração de fontes radioativas
- Produção de materiais de referência radioativos certificados.
Redes Sociais