Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Treinamento sobre coleta e preparo de amostras ambientais no campus IRD
Início do conteúdo da página

Treinamento sobre coleta e preparo de amostras ambientais no campus IRD

  • Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 02h07
  • Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 00h08


Carlos Alberto, da Divisão de Emergência, ministra aula sobre uso de EPI´s

Coleta e preparo de matrizes ambientais em acidentes nucleares foi o tema do treinamento no IRD, Rio de Janeiro, em 26 e 27 de março, para integrantes de grupos de resposta a emergências, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, órgãos ambientais como o Ibama e o Instituto Estadual do Ambiente, além de profissionais de saúde e outros que lidam com radiações ionizantes no cotidiano. As aulas, ministradas por profissionais das divisões de Emergência e de Radioproteção, trataram sobre o uso de equipamentos individuais de proteção, técnicas e equipamentos de monitoração, detalhes sobre a coleta de amostras de água, ar e solo para análises ambientais em um cenário de acidente. Foram realizadas práticas e exercícios de coleta, após as aulas expositivas.

 Os participantes visitaram laboratórios de análises de amostras ambientais da Divisão de Radioproteção, para entender como a amostra coletada passa por diversos processos até o resultado final. o objetivo foi mostrar como é importante a coleta de qualidade da matriz ambiental, que aliada ao correto processamento vai resultar em um resultado preciso e de alta qualidade técnica. Os laboratórios são altamente especializados e alguns deles únicos no país. Vale ressaltar que o laboratório de espectrometria de massa por plasma acoplado integra rede de laboratórios analíticos da Agência Internacional de Energia Atômica.

O instituto oferece treinamentos sob demanda para instituições e mantém cursos de extensão voltados ao aprimoramento de técnicas e de conhecimentos nas áreas de metrologia, dosimetria, radioproteção, emergências, física médica. O objetivo é proporcionar atualização e difundir sobre as melhores técnicas, compartilhando a expertise adquirida em mais de 47 anos de atuação, promovendo o uso seguro das radiações ionizantes no país. Nos cursos de curta duração já foram treinados mais de sete mil alunos.

Texto: Lilian Bueno - Foto: Heloisa Barra/Ascom IRD
Foto banner (capa): Mayara Arbach/ IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página