Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Presidente do Inmetro Ângela Flôres Furtado visita campus do IRD
Início do conteúdo da página

Presidente do Inmetro Ângela Flôres Furtado visita campus do IRD

  • Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h18

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) recebeu, em 6 de junho, a visita da presidente do Inmetro Ângela Flôres Furtado, que assistiu a uma apresentação da diretora Angélica Wasserman sobre as atividades do instituto, designado pelo organismo como referência nacional em metrologia das radiações ionizantes. A presidente do Inmetro destacou a importância da atuação do IRD na metrologia voltada à proteção de pacientes que fazem uso das radiações em 60 milhões de terapias e diagnósticos por ano no país. 


Comitiva Inmetro e gestores do IRD se reuniram na diretoria para uma apresentação institucional

"A missão do Inmetro é a medida certa para promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo e o IRD é um parceiro importante no uso das radiações para a sociedade, em áreas com saúde, indústria, atividades de prospecção de petróleo, dentre muitas outras. Com toda essa atuação tecnológica e de pesquisa precisamos impulsionar o desenvolvimento do país", afirmou. "Minha vinda aqui simboliza o estreitamento dos laços entre os dois institutos", frisou ainda a gestora, acompanhada do coordenador da Qualidade do Inmetro Silvio Santos e da coordenadora-geral de Articulação Internacional Léa Contier.

A diretora do IRD afirmou ser uma honra receber Ângela Flôres e levou a comitiva do Inmetro para uma visita aos laboratórios de metrologia de raios X, nêutrons e radionuclídeos, além da estação de monitoramento global integrante da rede de dados das Nações Unidas. A estação envia dados de leitura de elementos radioativos presentes na atmosfera para o centro internacional da Comissão Preparatória para a Organização do Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO).

Em metrologia das radiações ionizantes é fundamental que as doses recebidas pelos pacientes estejam corretas e que equipamentos detectores de radiação realizem medições de forma precisa. A metrologia contribui com a qualidade e confiabilidade dessas medições, para proteger público, trabalhadores e meio ambiente. Além disso, possibilita que a instrumentação utilizada para as medições assegure a qualidade final do produto em cada uma das aplicações. Tais aplicações abrangem outras áreas como indústria, pesquisa, agricultura. O IRD é o laboratório designado pelo Inmetro como referência na área de radiações ionizantes, por meio de seu Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes.


Texto: Lilian Bueno
Fotos: Lilian Bueno e Heloisa Barra /Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página