Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bolsas de iniciação científica e tecnológica para alunos de graduação em diversas áreas
Início do conteúdo da página

Bolsas de iniciação científica e tecnológica para alunos de graduação em diversas áreas

  • Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2019, 14h09
  • Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2019, 11h59

Alunos de graduação têm até o dia 19 de julho para se candidatar a bolsas de iniciação científica ou de desenvolvimento tecnológico e inovação, no IRD e em diversas outras unidades de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Na primeira modalidade, são 94 vagas para estudantes das áreas de Biologia, Biomédicas, Bioquímica, Ecologia, Engenharia, Farmácia, Física, Odontologia, Química e correlatas. Para a segunda modalidade, são 11 vagas.

É preciso que o candidato apresente um plano de trabalho vinculado a um projeto constante das linhas de pesquisa da CNEN e outros documentos, detalhados em edital. Para a iniciação científica no IRD são destinadas 22 vagas, sendo 18 pelo programa Pibic, do CNPq, e quatro pelo programa Probic, da CNEN. O valor da bolsa é de R$400,00, com vigência entre 1 de agosto de 2019 e 31 de julho de 2020. O período de duração e o valor são os mesmos para as bolsas de iniciação tecnológica, do programa Pibiti/CNPq.

No caso dos projetos voltados à iniciação tecnológica e inovação, o objetivo é contribuir para a formação e participação de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. A proposta é estimular jovens graduandos em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

As instituições de pesquisa com oportunidades para os jovens estudantes estão localizadas em Belo Horizonte, Poços de Caldas, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Abadia de Goiás. A prioridade é o atendimento a pedidos de renovação de bolsas já em andamento. Novas bolsas obedecem a critérios de classificação. Para cada unidade há um contato do setor de ensino. No IRD, os projetos estão a cargo de Thomas Riedel, que pode ser contactado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (21) 2173-2916.

Link para a área de ensino do IRD e editais acesse aqui.

Texto: LIlian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página