Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia de posse da diretora do IRD é realizada no campus do instituto, no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Cerimônia de posse da diretora do IRD é realizada no campus do instituto, no Rio de Janeiro

  • Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 17h57
  • Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 19h53
Angélica Wasserman, nova diretora IRD; coordenador-geral de Aplicações das Radiações Ionizantes, Francisco Rondinelli;  diretor IRD de 2017 a 2019 Renato Di Prinzio
 
A diretora do IRD Maria Angélica Vergara Wasserman tomou posse em cerimônia no dia 17 de julho, no campus do IRD, Rio de Janeiro. Participaram da solenidade o coordenador-geral de Aplicações das Radiações Ionizantes, Francisco Rondinelli Júnior, representando a presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear e a diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da autarquia, e o físico Renato Di Prinzio, que ocupou o cargo de diretor do instituto de 2017 a maio deste ano e fez a transmissão simbólica do cargo.
 
Em mensagem lida pela chefe de gabinete da CNEN, Cássia Helena Lima, o presidente do órgão Paulo Roberto Pertusi agradeceu a dedicação e o profissionalismo de Di Prinzio e desejou à nova diretora sucesso e grandes realizações. “Vamos trabalhar para fortalecer cada vez mais o papel e a importância do IRD e da CNEN para o país”, destacou. Pertusi estaria presente ao evento, mas foi convocado para uma reunião em Brasília e fez questão de deixar sua mensagem enaltecendo o trabalho do instituto em prol da área nuclear do país.
 
Estiveram também presentes os diretores CNEN de Radioproteção e Segurança Nuclear, Alexandre Gromann, e da Gestão Institucional, Roberto Xavier. O diretor do Instituto de Engenharia Nuclear Fábio Staude também marcou presença.

Em seu pronunciamento, Rondinelli destacou a determinação e a paixão com que atua a equipe de profissionais do IRD e essa é, segundo o gestor, a marca do IRD, que tem como foco a proteção do público, dos trabalhadores e do meio ambiente. Ofereceu ainda todo o apoio da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN à nova gestão do instituto.
 
A saudação à nova diretora foi feita por Flávia Bartoly, ex-aluna do IRD e orientanda de Angélica desde a iniciação científica até o doutorado.  Wasserman enfatizou a força das parcerias, do ensino, da pesquisa e da inovação, que pretende estimular ainda mais. Reforçou o compromisso com a ética e a gestão transparente, e ainda o foco na cultura de segurança e na qualidade. “Tenho uma importante e desafiadora missão. Vamos unidos trabalhar com afinco”, enfatizou, diante da comunidade IRD, formada por servidores, colaboradores e alunos que estiveram presentes ao auditório Rex Nazaré Alves, nome do primeiro diretor do instituto. O legado de Rex, fundador do IRD, foi lembrado em várias ocasiões.
 
Prinzio destacou a força da instituição e os laços de afeto que mantém com o IRD, onde iniciou sua vida profissional e onde liderou equipes de diversas áreas até chegar à direção do instituto.  Lembrou sobre como é importante enfrentar os desafios na área de gestão e de que estreitou laços de amizade e respeito profissional. Desejou à nova diretora êxito na condução do instituto.
 
Os ex-diretores do IRD José Marcus Godoy e José Ubiratan Delgado prestigiaram a transmissão do cargo, para o qual a gestora, servidora de carreira da CNEN, foi escolhida para um mandato de quatro anos por comitê de busca instituído pela autarquia em outubro de 2018.
 
Estiveram presentes ao evento dirigentes e integrantes de sociedades científicas, instituições de pesquisa e parceiros institucionais como o Inmetro, Associação Brasileira de Energia Nuclear, Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, UFRJ, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação de Pesquisa (Coppe/UFRJ), Sociedade  Brasileira de Proteção Radiológica, Sociedade Brasileira de Metrologia, Federação de Radioproteção da América Latina e Caribe, Fiocruz, Embrapa.
 
 
Auditório IRD, com capacidade para 150 lugares, estava repleto
 
Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD
Fotos: Heloisa Barra/ Ascom IRD
Fim do conteúdo da página