Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN comemora 63 anos de fundação com evento CNEN Portas Abertas
Início do conteúdo da página

CNEN comemora 63 anos de fundação com evento CNEN Portas Abertas

  • Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 10h23
  • Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 11h09

Uma exposição reunindo os institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi organizada na sede do órgão, no Rio de Janeiro, para comemorar os 63 anos de fundação da autarquia, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O IRD esteve presente junto com outros três institutos ligados à autarquia. O presidente da CNEN, Paulo Pertusi, entregou certificados homenageando servidores e colaboradores com mais tempo de trabalho e com menos tempo de trabalho na sede. Marcaram presença pelo IRD a diretora Maria Angélica Vergara Wasserman; pelo Instituto de Engenharia Nuclear o diretor Fábio Staude e pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares o superintendente Wilson Calvo. Os diretores da autarquia também participaram do evento.

  
  
Presidente CNEN (primeiro à esquerda) visita laboratório móvel IRD para monitoração de pessoas quanto à presença de materiais radioativos eventualmente incorporados; diretora IRD (à direita, na segunda foto) e profissionais do instituto e da CNEN; Carlos Alberto Rodrigues, da área de emergências, explica sobre a atuação institucional; Eder Augusto de Lucena e Sueli Mesquita, da área de dosimetria do IRD; uso de EPI´s por visitante da exposição; visita virtual do Instituto de Engenharia  Nuclear.
Fotos: Heloisa Barra (3,4,5); Carlos Alberto Rodrigues ((1,2); Douglas Salles (6)

Foram apresentados paineis, atividades lúdicas como a experiência em realidade virtual do Instituto de Engenharia Nuclear e visita virtual aos laboratórios de metrologia do IRD, demonstrações e explicações técnicas,  projetos, produtos e serviços do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e do  Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. O IRD levou aos visitantes seu laboratório móvel de monitoração in vivo, posteres mostrando suas atividades em física médica, ensino (desde a iniciação científica até a pós-graduação), metrologia das radiações, dosimetria, emergência. O laboratório móvel agrega equipamentos detectores de radiação com alta precisão que permitem medir incorporação de materiais radioativos. Também houve uma exposição reunindo equipamentos de proteção individual e explicações de especialistas do instituto sobre as atividades voltadas ao uso seguro das radiações ionizantes. 

Saiba mais http://www.cnen.gov.br/component/content/article?id=609

 

  

Proteção radiológica do IRD; unidade móvel de irradiação do Ipen, tecnologia de irradiação de alimentos na exposição do CDTN e diretor do IEN em apresentação musical para convidados do evento CNEN Portas Abertas.
Fotos: Heloisa Barra; Douglas Salles (2,3,4)

Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página