Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IRD participa de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Início do conteúdo da página

IRD participa de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 16h09
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 22h50

O IRD participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, no estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A abertura oficial da 16a Semana Nacional de C&T  foi realizada em 21 de outubro pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Cesar Pontes. A programação  segue até domingo, 27 de outubro, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” e engloba atividades em todo o Brasil, para desmistificar a ciência e estimular os jovens, inspirando-os a seguirem as carreiras científicas.

  
Ministro da Ciência Marcos Pontes em visita ao estande nesta terça, 22, posa ao lado de gemas irradiadas, que passam a ter mais valor após o processamento empregando a radiação. À direita, profissional do IRD apresenta a estudantes atividades institucionais na exposição que segue até domingo, 27.
Fotos: Tony Afra/ Ipen


As atividades de proteção radiológica, promovendo o uso seguro da radiação ionizante no país, estão retratadas na mostra IRD no espaço CNEN. O instituto levou equipamentos de proteção individual, detectores de radiação e dosímetros e Carlos Henrique Romeiro, da Divisão de Radioproteção, explica aos visitantes sobre o uso destes itens e ainda sobre o papel do IRD em física médica, metrologia das radiações, radioproteção, dosimetria, emergência radiológica e nuclear e ensino. O instituto oferece formação desde a graduação (disciplinas para o curso de física médica da UFRJ) até o pós-doutoramento, cursos de extensão e especialização, esta última em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica.

   
Presidente da CNEN Paulo Roberto Pertusi (primeiro à esquerda) conversa com profissionais da autarquia. Proteção radiológica e uso de equipamentos de proteção individual são tema de exposição IRD no espaço CNEN durante a SNCT.
Fotos: Claudio Braz/ CNEN

Na terça-feira, dia 22, o ministro Marcos Pontes visitou o estande CNEN e conversou com profissionais dos institutos ligados à autarquia, que participam como expositores. Na foto de capa, pesquisadoras do CDTN, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, localizado em Minas Gerais, explicam sobre o grafeno e o potencial deste nanomaterial.

Romeiro comenta que o contato com o público é sempre uma oportunidade de divulgar as atividades realizadas em benefício da sociedade e de mostrar como a tecnologia nuclear é importante em atividades cotidianas, na medicina, indústria, pesquisa e como a radioproteção é essencial em todas elas. "O IRD promove o uso seguro da radiação no país e toda esse dedicação é levada a visitantes de feiras e exposições nessas oportunidades", destaca. Ele, junto com a equipe CNEN, pode participar do evento contribuindo para divulgar ciência para os jovens. O ministro tem destacado o quanto é importante estimular crianças e adolescentes para seguirem carreiras científicas. O IRD, no Rio de Janeiro, recebe visitas de estudantes ao longo de todo o ano, mostrando laboratórios e pesquisas, além de promover palestras em escolas e eventos no instituto, visando a aproximação com a sociedade.

Participam no espaço CNEN três outras unidades da autarquia: o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e o Instituto de Engenharia Nuclear.  Com entrada gratuita, o evento traz atrações variadas para aproximar a ciência do cotidiano dos cidadãos. No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, as atividades acontecem de 9h às 20h, de segunda a sábado, e domingo, das 10h às 20h. Participam instituições de pesquisa vinculadas ao MCT em todo o país.

   
Atividades de pesquisa e ensino do IRD, Ipen, CDTN, IEN, na mostra. À direita, estudantes observam gemas irradiadas. A tecnologia de irradiação muda a cor das pedras, agregando valor.
Fotos: Claudio Braz/ CNEN

 

Reportagem: Lilian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página