Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Representante do Ministério da Ciência e Tecnologia visita laboratórios IRD
Início do conteúdo da página

Representante do Ministério da Ciência e Tecnologia visita laboratórios IRD

  • Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h19
  • Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 22h50

O IRD recebeu na última terça-feira, 12 de novembro, o coordenador-geral de Monitoramento e Controle Organizacional do Departamento de Indicadores e Otimização de Processos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) José Henrique Dieguez para conhecer atividades desempenhadas pelo instituto. O representante do MCTIC assistiu a apresentações do coordenador de aplicações de técnicas nucleares da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear Francisco Rondinelli Júnior e da diretora do IRD, Maria Angélica Wasserman. Após conhecer mais detalhadamente as atividades institucionais, visitou laboratórios do instituto.

Na Divisão de Emergências Radiológicas e Nucleares conheceu com mais detalhes o trabalho em campo para atendimento a emergências e a atuação da equipe na preparação de profissionais nessa área. Na sequência, conheceu laboratórios da Divisão de Dosimetria que realizam análises diretas do indivíduo (contador de corpo inteiro) e análises de elementos biológicos (excretas) para identificar qualquer incorporação de radionuclídeos. Também foi visitada a estação do CTBTO, que integra rede de monitoramento da ONU de partículas radioativas na atmosfera, vinculada ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

   
 
Reunião na diretoria, visitas ao laboratório de Monitoração In Vivo, à Estação de Monitoramento CTBTO e à Emergência IRD

Nos laboratórios da Divisão de Física Médica oram apresentados trabalhos para otimização de doses de radiação em exames e tratamentos, em favor da proteção de pacientes, profissionais da área de saúde e indivíduos do público em geral, nas três áreas de atuação: medicina nuclear, radiodiagnóstico e radioterapia, que respondem juntas por 60 milhões de procedimentos anuais. Nesta área os avanços tecnológicos são constantes e os desafios das instituições são crescentes, como destacou a pesquisadora Lídia Vasconcelos, chefe da área no IRD.

No laboratório de indústria, foi mostrada a estrutura que serve aos cursos e capacitações ministrados pelo IRD. Em metrologia, laboratórios únicos e referência nacional,  onde são desenvolvidas atividades que respondem por 130 linhas de melhor qualidade de medição, registradas no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), por meio do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI) do IRD.

Na Divisão de Radioproteção Ambiental e Ocupacional, Dieguez conheceu as atividades de pesquisa  e trabalhos desenvolvidos para a proteção da saúde do homem e preservação do meio ambiente e para atender às demandas da sociedade em geral.   Entre os exemplos citados, foram mencionadas a participação na revisão da portaria do Ministério da Saúde sobre a qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, no quesito padrão de radioatividade; risco à saúde humana em regiões de radioatividade natural aumentada no país, participação no projeto do Reator Multipropósito Brasileiro no tocante ao programa de monitoração radiológica ambiental, participação no licenciamento e controle de instalações, não só da indústria nuclear mas também de outras com geração de NORM (materiais radioativos naturais presentes em diversos processos de indústrias convencionais, como petróleo, indústria de cimento, entre outras.

A integração entre todas as áreas e as características de projetos que funcionam em formato de rede de colaboração interdisciplinar chamou a atenção do coordenador, que destacou a importância dessas visitas, que permitem balizar e melhor nortear a visão de gestores para alcançar resultados cada vez melhores em seu trabalho diário de planejamento e acompanhamento das instituições.

 

Texto:  Lilian Bueno;  fotos: Heloisa Barra/ Ascom IRD

Fim do conteúdo da página