Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Congresso de metrologia traz debates sobre ciência, inovações, tecnologia e cultura metrológica
Início do conteúdo da página

Congresso de metrologia traz debates sobre ciência, inovações, tecnologia e cultura metrológica

  • Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 05h34
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 05h44

O Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI 2020) se inicia nesta segunda, 23 de novembro, às 8 horas, em formato virtual, com as presenças do presidente da CNEN Paulo Roberto Pertusi; do diretor de Metrologia Científica e Tecnologia do Inmetro Beniamin Acgchilles Bondarczuck; da diretora do IRD Angélica Wasserman; do presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia Américo Tristão Bernardes e do presidente do congresso José Guilherme Peixoto. Após a mesa de abertura, o pesquisador do IRD José Ubiratan Delgado, coordenador científico do evento, profere palestra magna e receberá um homenagem, por sua importância na área de metrologia das radiações. Toda esta primeira sessão será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube metrologiasbm.

O evento tem como tema radiações ionizantes no combate a epidemias e reúne conferencistas de outros quatro países. As sessões são sequenciais e ininterruptas, com intensa programação nos três dias seguidos. Na terça-feira, 23, das 18 às 20 horas, destaque para uma oficina de negócios em radiações ionizantes, ministrada por Marília Sant´Anna, consultora do Sebrae-RJ. Na terça-feira 23, às 18 horas, haverá uma mesa de discussão sobre a importância das sociedades científicas na disseminação do conhecimento, da qual participam o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; o presidente da SBM, Américo Bernardes; o diretor científico da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), José Ubiratan. Sob a coordenação de Josilto Aquino, presidente da SBPR. Na quarta, 25, às 14 horas, Abel González, membro da Unscear e da Sociedade Argentina de Radioproteção profere  conferência sobre medições e unidades em radioproteção. 

O congresso é fechado aos participantes, apenas com a sessão de abertura pública no You Tube. No mesmo canal metrologiasbm dá para assistir a todos os 47 trabalhos submetidos às coordenação científica do evento, outra forma para acompanhar um pouco da temática apresentada. Os vídeos de apresentações dos autores são públicos e representam diversas instituições de ensino e pesquisa em diversas localidades brasileiras. Os dez melhores trabalhos serão selecionados para publicação na Brazilian Journal of Radiation Science (BJRS). Em sessões específicas, esses autores estarão interagindo com os participantes e respondendo a perguntas durante o congresso. Interessados em participar do evento têm mais informações no site www.cbmri.org.br.



Apresentações de trabalhos submetidos ao e-CBMRI2020 podem ser assistidos  no canal metrologiasbm no YouTube

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página