Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Congresso de metrologia traz debates sobre ciência, inovações, tecnologia e cultura metrológica
Início do conteúdo da página

Congresso de metrologia traz debates sobre ciência, inovações, tecnologia e cultura metrológica

  • Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 05h34
  • Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 20h09


Mesa de abertura e sessão de homenagem a José Ubiratan Delgado, que proferiu a palestra magna

O Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI 2020), realizado em formato virtual de 23 a 25 de novembro, às 8 horas, em formato virtual, com as presenças do presidente da CNEN Paulo Roberto Pertusi; do diretor de Metrologia Científica e Tecnologia do Inmetro Beniamin Acgchilles Bondarczuck; da diretora do IRD Angélica Wasserman; do presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia Américo Tristão Bernardes e do presidente do congresso José Guilherme Peixoto. Após a mesa de abertura, o pesquisador do IRD José Ubiratan Delgado, coordenador científico do evento, proferiu palestra magna e recebeu uma placa de homenagem, por sua importância na área de metrologia das radiações. Toda esta primeira sessão foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube metrologiasbm.

O evento teve como tema radiações ionizantes no combate a epidemias e reuniu conferencistas de cinco países (Itália, Portugal, Canadá, Holanda e Estados Unidos) na sessão sobre uso do Método de Monte Carlo. Na segunda-feira, 23, destaque para uma oficina de negócios em radiações ionizantes, ministrada por Marília Sant´Anna, consultora do Sebrae-RJ, com participação de alunos e interessados na área de inovação. A oficina terá continuidade em data a ser divulgada nas redes IRD e da SBM. Na terça, 24, o papel da ciência e a importância das sociedades científicas na disseminação do conhecimento reuniu o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; o presidente da SBM, Américo Bernardes; o diretor científico da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), José Ubiratan,  sob a coordenação de Josilto Aquino, presidente da SBPR.


Código Monte Carlo e apresentações ao vivo e simultâneas sobre o tema por pesquisadores de cinco países

Na quarta, 25, às 14 horas, Abel González, membro da Unscear e da Sociedade Argentina de Radioproteção proferiu  conferência sobre medições e unidades em radioproteção, abordando a importância da comunicação e da mensagem simples e dir4eta, de fácil entendimento. De acordo com ele, é essencial trabalhar com conceitos claros, objetivos, que possam chegar com facilidade e entendimento comum ao grande público, o que muitas vezes é difícil em se tratando de grandezas e conceitos complexos. Ele defendeu que é preciso refletir sobre os temas para achar o ponto ideal de abordagem e de esclarecimento público. A especialista na área nuclear Patrícia Wieland conduziu a sessão, que teve participação da ex-diretora do IRD Eliana Amaral. 


Foram três dias de intensa programação, reunindo 249 participantes , 58 palestrantes e 48 trabalhos submetidos

O congresso foi fechado aos participantes, mas duas sessões já estão disponíveis no You Tube da SBM. No mesmo canal metrologiasbm dá para assistir a todos os 47 trabalhos submetidos às coordenação científica do evento, outra forma para acompanhar um pouco da temática apresentada. Os vídeos de apresentações dos autores são públicos e representam diversas instituições de ensino e pesquisa em diversas localidades brasileiras. Os vinte e um melhores trabalhos foram selecionados para publicação na Brazilian Journal of Radiation Science (BJRS). Em sessões específicas, os autores puderam interagir com os participantes e respondendo a perguntas sobre os trabalhos.Os vídeos são abertos no site do congresso e no canal do YouTube. Todos os trabalhos escritos apresentados e selecionados pela coordenação científica do evento estão disponíveis com o texto completo, no site e no canal da SBM.

Como melhor artigo apresentado ao congresso, foi selecionado "Espectro de feixes padrões de radiação X nas qualidades de radiodiagnóstico e mamografia a partir de simulações Monte Carlo", de Joel Marques Xavier Filho. Na categoria Jovem Cientista foi escolhido "Intrinsic Challenges in X-Ray Spectrometry Instrumentation With CdTe Diode Detector", de Matheus Rebello, aluno de iniciação científica do IRD.


***
Apresentações de trabalhos submetidos ao e-CBMRI2020 podem ser assistidos  no canal metrologiasbm no YouTube.
Artigos completos e vídeos também em www.cbmri.org.br

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página