Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana da pós traz evolução das pesquisas e promove intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas
Início do conteúdo da página

Semana da pós traz evolução das pesquisas e promove intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas

  • Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 12h32
  • Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 00h37

 



  O primeiro dia de apresentações da Semana da Pós-Graduação IRD, 31/05, contou com homenagem à pesquisadora Cláudia Maurício, que ressaltou a importância de se dedicar à formação de futuros pesquisadores. "É uma sensação de dever cumprido. Sou muita grata por atuar na pós-graduação. Ensinar é aprender". A diretora do IRD, Angélica Wasserman, agradeceu à homenageada, à coordenação e a todos os professores. Ressaltou ainda a importância do pesquisador André Papas, um dos idealizadores do programa do pós-graduação IRD em Radioproteção e Dosimetria. Destacou o marco de 20 anos da criação da pós e o reconhecimento deste programa, que atravessou a pandemia com vitalidade, mantendo o compromisso com a sociedade.
 
  Em 1/06 foi dia de apresentações de projetos em Física Médica. A palestra de abertura das atividades coube à Andrés Papa, pesquisador do Observatório Nacional, ex-servidor do instituto e um dos idealizadores da pós-graduação, que abordou os desafios de implementação da Pós-Graduação do IRD e da importância do trabalho em conjunto.
 
  Na quarta-feira, 2/06, foi dia de conhecer projetos dos alunos da pós-graduação IRD que desenvolvem trabalhos na área de concentração metrologia das radiações ionizantes. Teve também homenagem ao pesquisador Akira Iwahara, por sua dedicação à pesquisa e ao ensino. Ele apresentou sobre Metrologia e Medicina Nuclear.
 
  Fechando a Semana da Pós-Graduação IRD, que propicia a integração entre alunos, professores e projetos de diferentes áreas, o dia foi dedicado à radioecologia, na sexta 4/06. Com palestra da ex-diretora do IRD Eliana Amaral sobre os desafios da radioproteção ambiental e o papel a radioecologia. Foi entregue placa de homenagem à também ex-diretora e orientadora do programa de pós em radioproteção e dosimetria, Dejanira Lauria. As atividades do dia foram conduzidas pela pesquisadora Ana Cristina de Melo Ferreira.
 
  A atual diretora do instituto Angélica Wasserman parabenizou alunos, palestrantes, docentes e toda a equipe que dá suporte para que os trabalhos sejam realizados com excelência. "Gratidão aos docentes homenageados por sua contribuição às áreas", afirmou.  Destacou ainda a relevância do papel da pós-graduação e sua contribuição em relação ao uso pacifico da energia nuclear e benefícios da tecnologia nuclear para a sociedade. Ao longo da semana, foram 4 apresentações de profissionais e 32 pesquisas em andamento, sintetizando o espírito multidisciplinar e fomentando ideias e colaboração.
 
 

 

Fim do conteúdo da página