Você está na área: Principal

IRD

IRD
 

INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA CONTINENTE-OCEANO – INCT-TMCOcean

Os institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCT) constituem, na realidade, em consórcios de instituições de pesquisa e ensino congregadas por um tema de interesse comum. Os INCT podem ser considerados como uma evolução dos antigos Institutos do Milênio, sendo que, vários deles, são hoje INCTs.
Existem, atualmente, mais de 100 INCTs abordando temas dos mais diversos. Especificamente, na área nuclear existem dois: um sobre reatores nucleares inovadores, coordenado pela COPPE/UFRJ, e outro de metrologia das radiações na medicina, coordenado pelo IPEN/CNEN.

O IRD, além de participar deste último, participa também do INCT de Transferência de Massa Continente-Oceano, cuja coordenação está a cargo do Prof. Luiz Drude de Lacerda, LABOMAR/UFC. Além do IRD e da UFC, as demais instituições envolvidas são: PUC-Rio, UFF, INT, USP, IPEN/CNEN, UFAL, UESC, UFPI e UFSC.
O INCT tem como principal meta desenvolver pesquisas aprofundadas voltadas à quantificação do transporte, transformações e destino de sedimentos, nutrientes, matéria orgânica e metais-traço do continente para o mar na costa Leste-Nordeste brasileira e sua interação com as cadeias produtivas locais e processos naturais. Seus principais locais de pesquisa são as regiões estuarinas dos rios Paraíba do Sul, Contas, São Francisco, Jaguaribe e Parnaíba, a região de Cananéia (SP), o sistema Mundaú-Manguaba, bem como a baía de Sepetiba.
Em particular, o IRD tem atuado na aplicação de técnicas nucleares no estudo das alterações das velocidades de sedimentação e no estudo de misturas de água na região estuarina e na interface continente-oceano. Para tal, tem sido utilizados radionuclídeos naturais como o U, 210Pb, 228Ra, 226Ra, 224Ra e 223Ra. A equipe do IRD consta dos seguintes pesquisadores: Maria Luiza Godoy (coordenadora), José Marcus Godoy, Luiz Alfredo Roldão, Zenildo Lara de Carvalho e Ronaldo Janvrot.
Maiores informações podem ser obtidas, diretamente, no site do projeto clicando aqui
 
VIDEO - Proteção Radiológica em Odontologia


Get the Flash Player to see this player.